quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Avaliação Individual

Notas sobre o primeiro período do Mestrado em Estudos Cinematográficos:

Uma mudança de país tende a ser sempre complicada. Entretanto algumas coisas me impossibilitaram de assistir todas as aulas em todas as matérias. Primeiramente tive problemas com documentações para obtenção do visto de estudante e, depois, tive questões com meus documentos no Brasil. Devido a isso, avalio a minha participação como regular porque, apesar das faltas, quando estive presente - que foi em mais de 90% das aulas - me doei completamente para o bom movimento e construção das aulas.
Em relação as aulas, eu venho de um experiência com base teórica no Brasil, com minha graduação pela PUC- rio, e ter essa experiência extremamente prática está sendo muito valiosa. Digo isto pelo fato de que agora consigo colocar em prática pensamentos que tinha e, com isso, avalia se eles são possíveis ou não, além de aumentar o meu contato com outras pessoas, aumentando, também, minha relação com outras visões de mundo e, portanto, visões de cinema.
A infra-estrutura da Universidade e a qualificação dos professores são coisas que merecem destaque. Encontrei na Lusófona um base que possibilita o construir criativo e prático e profissionais que escutam, passam conhecimento e encorajam a seguirmos com nossas ideias. Vale aqui constar os concelhos para melhorar a escrita do professor Gonçalo. As ótimas aulas de história do cinema do professor Paulo e a paciência do professor Victor Candeias em nos instruir na construção, filmagem e edição das cenas.
Mas especificamente em relação as cenas gravadas por nós, gostaria de elucidar aqui a disposição e atenção do professor Victor. A medida que ficávamos até 5horas da manhã gravando algumas cenas e ele sempre se encontrava disposto e de bom humor. Nesse aspecto tivemos alguns problemas em relação a troca de ideias pois, como tínhamos que otimizar o tempo, e a finalidade era o aprendizado, algumas vezes o Victor precisava dar a palavra final, o que foi um pouco complicado para alguns, mas serviu de experiência para entendermos como funciona um set, e como o tempo não trabalha a nosso favor. Com isso gostaria aqui de esclarecer o quão valiosa foi essa experiência já no primeiro período. Serve otimamente como um belo cartão de visitas.
Ainda nesse contexto, já mais pro final do período tivemos a possibilidade de pegarmos o conhecimento passado pelo professor Paulo e aplica-lo com a assistência do professor Paixão. Isto é tivemos uma espécie de pequeno pitching e brain storm para decidirmos uma cena a ser gravada pelos alunos baseadas numa curta metragem de Porter. Após passarmos dessa faze fizemos toda a parte de pré-produção, filmagem e edição.
Gosto, sempre, de fazer essa análise quase dialética, pois no fim tudo caminhará para uma síntese de aprendizado e melhora profissional. Sendo assim, é importante me doutrinar para que nesse próximo momento minhas faltas sejam menores, ou nulas - se assim for possível. Pegar os pequenos atritos que tiveram durante as gravações e transformar tudo em conhecimento para que possa aplicar nas próximas experiências seja no próprio campo acadêmico quanto na esfera profissional.

Fico ao fim desse período esperançoso por novas experiências prática, por trocas de conhecimento e por chances de mostrar e desenvolver meu olhar filmico e de mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário