sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Um papo sobre o ENEM

Respira... Tente refletir sobre todas as longas horas que perdemos sem saber o porque; tente lembrar de uma noite sem tv, ou sem um bom livro, ou uma boa conversa; tente lembrar de um momento só seu, e naquele momento você deveria estar pensando em alguém. Me pergunto, será que passei algum momento me preocupando, realmente, com o mundo? Ou passei esses deleitosos anos de sustento dos meus velhos sendo egoísta? Tenho uma resposta, e uma dica: façam um blog, pois além de ser um momento solitário de reflexão, serviu para além, serviu de forma magnífica para que eu me achasse, e seguindo essa onda de me achar, aproveito esse pequeno espaço pra falar de um acontecimento:

-Querido blog, não poderia te chamar de diário, mas tenho-te com a mesma relação; Nosso país esta uma loucura, o governo diz ter criado uma forma de democratizar o ingresso a universidade com uma prova de viés lógico, e algum conteúdo, a base de multiplaescolha, isto é, uma prova com que se tem 5 opções e dentre elas deverás marcar a correta, que só existe uma; Sendo assim, acreditam que com essa prova unirão um estado com ensino de ponta, compatível as escolas mais qualificadas do mundo, como são paulo, à estados extremamente atrasados, que podem ser comparados com escolas da áfrica, como o amazonas... Me desculpe a sinceridade, mas como poderiam eles fazerem isso sem uma unificação do ensino básico? Poderiam eles democratizar o ensino com simplesmente uma prova? Desculpe, mas isso nem o super-homem! E além de toda essa fantasia entorno da tal prova cujo o nome é ENEM (EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO) depois de tentarem unificar e dar a esta avaliação uma forma de ingresso ao ensino universitário houveram erros: No primeiro ano a prova vazou, tiveram que refaze-la, e no segundo ano imprimiram os cartões respostas invertidos e 2000 provas amarelas com erros de fábrica... E me pergunto: A unificação, a democratização do ingresso a faculdade é sinônimo de erros ou incompetência? Esta na hora, querido blog, de tentarmos convencer o povo de que algo esta errado, educação é assunto sério, e não devemos ver tal palhaçada com simples arrogância. Como diz a música, meu amigo de confições,: "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer"

Nenhum comentário:

Postar um comentário