quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A QUEBRA DE PAPEIS NO ÂMBITO FAMILIAR

Neste texto pretendo fazer uma análise acerca da quebra de papeis na família, isto é, procurarei, através de exemplos, analisar como dentro de uma família um dos membros desconstrói seu papel e com isso modifica os “laços” anteriormente estabelecidos; porém, antes disso, citarei Marx e seu conceito de família burguesa ocidental para assim poder explicar como ocorre a quebra descrita.
Segundo Marx (1848) a família burguesa é uma instituição voltada para a acumulação individual de capital, onde os filhos são educados em casa, com seus próprios costumes e crenças para assim continuarem a propagar a individualidade e o nome de cada família. Dentro de tal instituição, cada membro tem um papel a representar: o filho homem deve continuar os passos do pai, enquanto a filha deve casar-se com um homem forte e imponente, e a mulher (mãe) deve “cuidar” dos afazeres domésticos. Desta forma, podemos perceber que na família burguesa o papel principal é destinado ao homem, ao pai, e a mulher tem papel secundário, portanto trata-se de uma sociedade individualista e patriarcal.
Com base nessa inferência, o texto analisará algumas situações cujo papel de um dos membros da família é alterado. Passo agora a tratar de dois casos específicos: o caso Woody Allen e o de Lolita.
No caso de Allen seu casamento chega ao termino quando Mia Farrow, sua esposa, descobre que ele e sua filha adotiva Soon-Yi mantinham um relacionamento amoroso. Neste caso houve três quebras de papeis: Soon deixa o papel de filha e passa a ter o de mulher, enquanto Woody passa do papel de pai para o de marido e Mia deixa de ser mulher e mãe para ser sogra (consta-se aqui que tal papel não é nem mencionado por Marx). Em Lolita: Humbert casa-se com a Sra Haze mãe de Lolita, mesmo encantado com a filha dela. Ao perceber tal encantamento, lendo um diário, Sra. Haze corre desesperada e acaba morrendo atropelada. Ao fim disso, Humbert vai dar a notícia para Lolita, que estava no colégio interno, e ambos começam uma relação amorosa. Nota-se que existem as mesmas quebras de papel que no caso Woody Allen.
É importante concluirmos, que em ambos os casos há quebra dos papeis no interior da família burguesa, onde, as atitudes das personagens indicam uma mudança de valores dentro dessa instituição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário